tag:blogger.com,1999:blog-959169327041790971.post7496766758427630094..comments2013-04-07T07:30:28.850-07:00Comments on Entre uma História e Outra: Frevo - parte 2- História e PatrimônioNatália Barroshttp://www.blogger.com/profile/18111102643368535063noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-959169327041790971.post-64991262168472774082011-10-09T19:31:14.502-07:002011-10-09T19:31:14.502-07:00Ótimas considerações, Elton. Venha sempre ao nosso...Ótimas considerações, Elton. Venha sempre ao nosso espaço de trocas intelectuais e afetivas.Natália Barroshttp://www.entreumahistoriaeoutra.blospot.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-959169327041790971.post-65216147735100122752011-10-03T08:45:45.094-07:002011-10-03T08:45:45.094-07:00O interessante desta visão do frevo como "fen...O interessante desta visão do frevo como "fenômeno de resistência" do povo pernambucano é a perspectiva adotada sobre o ritmo, e como a população elaborava suas estratégias de resistência. Estando ligado a transformação do carnaval pernambucano, refletindo as mudanças da realidade social e a alteração das relações de força entre os grupos de trabalhadores urbanos. O interessante é que o 'Galo da Madrugada' ajudou a manter o frevo como ícone da cultura do Estado, o que ajudou a transforma-lo em patrimônio.<br /><br />De passagem, parece-me que a transformação do frevo em patrimônio visa legitimar a história de luta e resistência do povo pernambucano, a necessidade de preservar e ampliar os canais de participação, expressão, taduzidas na manifestação musical e de coreografia. Neste caso, acho que a patrimonialização da memória está em sintonia com a experiência.<br /><br />Elton.Eltonhttps://www.blogger.com/profile/00579994437979580593noreply@blogger.com